Ajuda às Vítimas das Cheias em Valência
A rede Cáritas em Espanha está a dar resposta às vitimas das piores Inundações do século em Valência e Albacete.
Muitas Cáritas paroquiais, em coordenação com as autoridades locais, oferecem alimentos e acompanham as pessoas que tiveram de ser transferidas para centros sociais ou pavilhões. “Neste momento, a solidariedade em espécie está a ser canalizada a nível local e não a nível nacional, uma vez que podem não ser adequadas às necessidades da população e podem complicar a logística devido à dificuldade de acesso às zonas afetadas” explica o responsável de emergências humanitárias da Cáritas Espanhola, Yago Aparicio.
As famílias que perderam tudo nas áreas mais afetadas enfrentam agora a difícil tarefa de recompor as suas vidas e regressar à sua vida quotidiana.
Para canalizar a solidariedade da sociedade, a Cáritas Portuguesa tem disponível o Fundo de Emergência Internacionais, já que neste momento as contribuições financeiras são as mais eficientes, conforme explicou o presidente da Cáritas Espanhola, Manuel Bretón. “À medida que tivermos acesso ao terreno e conseguirmos identificar as necessidades, iremos comunicar quais os apoios que vamos precisar da sociedade”, acrescenta Manuel Bretón.