Cáritas de Aveiro associa-se ao Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância
A Cáritas Diocesana de Aveiro, através do Centro de Acolhimento Infantil, associa-se às iniciativas da campanha – Abril, Mês da Prevenção dos Maus Tratos na Infância, promovida pelo Núcleo Hospitalar de Apoio a Crianças e Jovens em Risco e a CPCJ de Aveiro.
– As famílias são convidadas a construírem um laço azul para ser usado durante todo o mês de abril (na janela, no carro ou na lapela).
– Convidamos também todos as vestirem-se de azul no dia 14 deste mês, com o intuito de “despertar consciências para a necessidade de cuidarmos das nossas crianças e jovens, combatendo os maus-tratos físicos e psicológicos”.
– As crianças da Casa de Acolhimento construíram um Laço, com tampinhas azuis, para afixar no exterior do edifício como forma de assinalar esta iniciativa.
– Na Casa de Acolhimento, à semelhança das famílias aveirenses, cuidadoras e crianças aderiram aos desafios do Calendário dos Afetos.
A Campanha surgiu em 1989, depois de Bonnie Finney amarrar uma fita azul na antena do carro, como homenagem ao seu neto, vítima mortal de maus tratos. O azul representa as nódoas negras e surge como alerta para a proteção das crianças contra os maus-tratos.