10 Milhões de Estrelas
A Luz da Paz de Belém chegou à Sé do Porto, no Domingo, dia 17 de dezembro.
Recolhida na Gruta da Basílica da Natividade, na Palestina, por uma criança austríaca, a “Luz da Paz de Belém” chegou a Viena, na Áustria, no dia 16 de dezembro e foi transportada para a Sé do Porto, em Portugal, por 4 elementos do Corpo Nacional de Escutas, onde chegou, às 17 horas, dia 17 de dezembro, iniciando, assim, a celebração eucarística. Esta iniciativa junta, pela primeira vez, o CNE e a Cáritas, no âmbito da campanha “10 Milhões de Estrelas – Um Gesto pela Paz” que propõe um gesto concreto de adesão à Paz, através da aquisição de uma vela para ser acesa na noite (dia 24) de Natal.
Cáritas e Corpo Nacional de Escutas serão, a partir desta celebração, os agentes da distribuição da Luz da Paz de Belém pelo país com o objetivo de partilha e multiplicação em diferentes contextos sociais, como hospitais, cadeias, instituições e comunidades, chegando a todas as famílias portuguesas.
Este ano, de tantas calamidades e sofrimento, o tema desta atividade é “Luz para Viver – na Luz da Paz vivemos Cristo”, e representa Jesus Cristo, que nasceu há mais de 2000 anos naquela mesma Gruta, em Belém. Esta Luz ganha, assim, o significado de Esperança e de Amor, que se pretende transmitir durante todo ano através do trabalho diário de serviço aos outros, particularmente, os mais fragilizados.
A iniciativa conjunta reuniu centenas de participantes na celebração eucarística, na Sé do Porto e cobre os cerca de 74.000 escuteiros do país, para além das suas comunidades, garantindo assim uma cobertura total do território.
A nível mundial, o que é a Luz da Paz de Belém?
Esta iniciativa começou em 1986 pela Austrian Broadcasting Company como parte de uma iniciativa de caridade para crianças em dificuldades na Áustria e em países dos arredores. Desde 1989 que tem sido concretizada em cooperação entre Escuteiros e Guias de inúmeros países, o que permite que a Luz seja partilhada numa iniciativa um âmbito mundial.
Todos os anos, uma criança austríaca é escolhida para visitar a Gruta da Natividade, em Belém, e trazer a Luz para a Áustria, onde é partilhada com Escuteiros e Guias de todo o mundo.
Sem nunca se apagar, a Luz foi partilhada, em cerimónia mundial, dia 16 de Dezembro, contando com a presença de inúmeros países.
Deixar uma resposta