(Re)criação da Rede Nacional de Centros de Acolhimento
No passado dia 17 de fevereiro, a Cáritas Diocesana de Aveiro esteve presente no Encontro Nacional de Redes de Acolhimento para Pessoas em Situação de Sem Abrigo, promovido pela Associação Integrar, em Coimbra. Este encontro marcou um momento importante, com a (Re)criação da Rede Nacional de Centros de Acolhimento, que tinha sido criada em 2005, mas estava inativa desde 2010. Com esta iniciativa, reforça-se a importância de uma intervenção coordenada e eficaz no apoio às pessoas em situação de sem abrigo.
A Cáritas Diocesana de Aveiro passou a integrar esta Rede de âmbito nacional, reconhecendo a relevância dos seus principais objetivos: aprofundar o conhecimento sobre a realidade das pessoas em situação de sem abrigo, criar estratégias globais e eficazes de intervenção, garantir uma maior articulação entre os diferentes equipamentos de acolhimento, melhorar a qualidade dos serviços prestados, desenvolver metodologias inovadoras, definir prioridades e estratégias comuns e fomentar o intercâmbio entre centros de acolhimento a nível nacional e europeu.
A participação neste encontro reforça o compromisso da Cáritas Diocesana de Aveiro em trabalhar continuamente para melhorar as respostas sociais dirigidas a esta população, promovendo uma intervenção mais eficaz e humanizada.