Seminário “Trilhos por um Novo Sentido”
No dia 5 de junho realizou-se no auditório Engº Vitor de Matos, da Escola Profissional de Aveiro o seminário “Trilhos por um Novo Sentido”. Este evento surge no âmbito do projeto Novo Sentido, promovido pela Cáritas Diocesana de Aveiro e financiado pelo Fundo Europeu Social – Portugal 2020, destinado a pessoas em situação de sem-abrigo e em risco face à condição de sem-abrigo. . “Trilhos por um Novo Sentido” surge com o objetivo de dar a conhecer o trabalho desenvolvido no projeto e a importância do mesmo na minimização dos problemas associados às pessoas em situação de sem-abrigo, bem como, promover um espaço de partilha de experiências na intervenção.
O seminário esteve estruturado em dois momentos, sendo que no primeiro foi feita a apresentação de um espetáculo musical, em parceria com a Banda Amizade e um vídeo com imagens dos ateliers ocupacionais e das atividades que foram implementadas ao longo dos 10 meses de duração do projeto. O espetáculo musical resultou do trabalho colaborativo entre a Banda Amizade, a equipa técnica do projeto e do grupo de participantes, os quais tiveram um papel fundamental na composição das letras e da organização do mesmo.
Na segunda parte, foram abordados vários assuntos relacionados com a problemática das pessoas em situação de sem abrigo, como as estratégias de intervenção com esta população, os condicionamentos e as perspetivas de futuro. Neste segundo painel tivemos o privilégio de receber no nosso seminário, oradores com uma vasta experiência no acompanhamento de pessoas em situação de sem abrigo, como a Dr.ª Sandra Marques, coordenadora do NPISA de Aveiro, Drª Filipa Tróia, Assistente Social na área de saúde mental, no Centro Hospitalar do Baixo Vouga, a Dr.ª Paula França, Assistente Social no Instituto de Segurança Social do Porto e o Dr. José Ornelas, professor catedrático do ISPA Lisboa.
A Cáritas Diocesana de Aveiro, promotora do projeto Novo Sentido, agradece a todos os parceiros e entidades que contribuíram com o seu apoio para que o seminário decorresse com sucesso. O nosso obrigado sincero à Escola Profissional de Aveiro por ter cedido o espaço para a realização do evento.