Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica – Grupo de Ajuda Mútua
Iniciou-se no dia 23 de fevereiro, o 12º Grupo de Ajuda Mútua (GAM) para mulheres vítimas de violência doméstica, organizado e dinamizado pelo Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do distrito de Aveiro, em parceira com o Gabinete Ancoragem – Atendimento a Vítimas de Violência de Albergaria-a-Velha.
Este grupo, composto por 10 utentes, reúne semanalmente, com duração de cerca de 90 minutos em cada sessão, num total de 12 a 16 sessões. As atividades realizadas prendem-se sobretudo com dinâmicas de grupo com vista à promoção da saúde mental, diminuição do impacto das situações de vitimização e revitimização, desenvolvimento autopessoal e da autoestima, aprendizagem de estratégias de regulação emocional eficazes.
O GAM pretende ser um local seguro e livre de julgamento, onde a partilha de experiências promove o reforço de competências, o desenvolvimento pessoal e o autoconhecimento. Além disso, a intervenção grupal permite fortalecer a rede de apoio que, no caso das vítimas de violência doméstica, é muitas vezes deficiente.