Intervenção da Cáritas de Aveiro na Área da Infância
A intervenção da Cáritas Diocesana de Aveiro na área da infância exerce-se em 3 valências: a Casa de Acolhimento Residencial (CAR), a Creche e o Ensino pré-escolar.
A CAR recebe, em regime transitório, por decisão do tribunal de menores ou das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens, crianças em situação de risco, vítimas de negligência e maus-tratos. Tem capacidade para acolher 18 crianças, desde bebés até crianças com 12 anos. Apesar de, na última década, se ter verificado uma grande redução no número de crianças em acolhimento, esta continua a ser uma medida necessária para proteger e salvaguardar os direitos das crianças. A CAR proporciona-lhes condições de bem-estar, garantindo que se sintam num ambiente o mais próximo possível da estrutura familiar, com direito a brincar, aprender e partilhar afetos. Meninos e meninas têm a oportunidade de vivenciar experiências enriquecedoras e divertidas através de idas ao parque, cinema, praia, à Quinta Pedagógica e integrar atividades extracurriculares diversificadas como o escutismo, futebol, natação, música e vela.
Ao longo dos 32 anos de existência, a CAR já recebeu 393 crianças, verificando-se uma clara prevalência dos encaminhamentos para adoção e (re)integração na família biológica. É uma satisfação para todos os colaboradores da Cáritas, e para a comunidade, saber que a esta Casa tem feito a diferença na vida de centenas de crianças, ajudando-as, com carinho e dedicação, a construir projetos de sucesso. Cada uma com a sua história, com o seu passado e com as suas vivências, marcando e ensinando a todos a importância da persistência e dos sonhos.
A creche da Cáritas de Aveiro acolhe 35 crianças, distribuídas por 3 salas. No berçário, onde a base de todo o desenvolvimento cognitivo incide na exploração sensoriomotora, chegam pequenos de sorrisos abertos. Na sala dos 12 aos 24 meses dão-se os primeiros passos para o conhecimento do mundo. Os meninos dos 24 aos 36 meses, são acolhidos com as notas ritmadas de um “bom dia a toda a gente”, pois vêm contentes para as inúmeras atividades que desenvolvem as suas competências e potencialidades. O foco é o desenvolvimento, numa simbiose perfeita com a afetividade, onde os colaboradores são sentidos como adultos de referência e as crianças como “filhos do coração”.
No pré-escolar, a sua vivência é um poema:
1990 é um ano para memorizar
Inaugurou-se o Centro de Acolhimento
Muitas histórias para contar
E as respostas de Creche e Pré-escolar.
32 anos se passaram
Agora já temos os filhos
De quem passou por este Pré-escolar!
Cidadãos de palmo e meio, são 25
Dos 3 aos 6 anos, sempre cheios de energia
Brincam e aprendem com afinco
Partilhando a mesma alegria!
Sejam responsáveis e disponíveis para ajudar
Promovemos boas práticas
Para o mundo melhorar.
Letras, números, histórias, ciência
Faz de conta, ginástica e canções
Tudo para elas é uma experiência
Um vivenciar de emoções.