RAP Aveiro assinala o Mês da Prevenção dos Maus Tratos Infantis
No Mês da Prevenção dos Maus Tratos Infantis, a Resposta de Apoio Psicológico a Crianças e Jovens Vítimas de Violência da Cáritas Diocesana de Aveiro, assinala esta data com um conjunto de trabalhos realizados pelas crianças e jovens acompanhados pela estrutura.
A RAP – Resposta de Apoio Psicológico – é uma resposta financiada pelo POISE, em colaboração com a CIG e a OPP, e está integrado no Projeto “WE CARE”, promovido pela Cáritas Diocesana de Aveiro desde outubro de 2021, abrangendo os seguintes concelhos da Comunidade Intermunicipal de Aveiro: Aveiro, Vagos, Ílhavo, Estarreja, Albergaria-a-Velha e Ovar, nas freguesias de Ovar, São João de Ovar, Arada e São Vicente de Pereira e Válega.
Esta resposta é constituída por duas psicólogas que prestam apoio psicológico e psicoterapêutico, gratuito e confidencial, a crianças e jovens vítimas de “qualquer ação, exposição ou omissão não acidental, perpetrada pelos seus pais, cuidadores ou outrem, e que ameace a sua segurança, dignidade e desenvolvimento biopsicossocial e afetivo” enquadrados no fenómeno da violência doméstica.
Através deste apoio psicológico pretende-se que haja redução do impacto da violência doméstica na vida destas crianças e jovens e a promoção da sua segurança e bem-estar físico, emocional e social.
A par do acompanhamento individual, a equipa técnica realiza, também, sessões de intervenção psicológica em grupo com crianças e jovens acolhidos com as suas mães em Casa Abrigo, potenciando um ambiente de reflexão e apoio psicológico com recurso à ludoterapia.
Ao longo do mês de abril, e de modo a assinalar o Mês para a Prevenção dos Maus Tratos Infantis, a RAP de Aveiro irá dinamizar ações de sensibilização e atividades alusivas à data junto de vários Agrupamentos de Escola.
Para que a resposta abranja o maior número de crianças e jovens, contamos com a colaboração das entidades locais existentes nos Concelhos da Comunidade Intermunicipal – CPCJ, Câmaras Municipais, Agrupamento de Escolas, Estruturas de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e IPSS.
A RAP de Aveiro pode ser contactada pelos seguintes meios:
rap.aveiro@caritas.pt|964114408|234377260