Casa Abrigo para Homens Vítimas de Violência Doméstica recebe visita da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade e de um representante da CIG.
No dia 14/01/22 a Sra. Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade – Dra. Rosa Monteiro, em conjunto com um representante da CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, efetuaram visita à única Casa de Abrigo para Homens do País. Esta Casa de Abrigo, uma das respostas da Cáritas Diocesana de Aveiro no âmbito da Violência Doméstica, abriu portas na região de Aveiro em Abril de 2020, como projeto piloto, encontrando-se atualmente a funcionar com financiamento do POISE.
Trata-se de uma resposta inovadora, que até ao momento acolheu 34 homens, com idades compreendidas entre os 18 e os 86 anos, vítimas de violência doméstica por parte dos/as companheiros/as, filhos/as, pais e padrastos, mães e madrastas, irmãos e irmãs, e ainda tutores, no âmbito de Processos de Maior Acompanhados.
Esta visita constituiu-se como uma oportunidade para darmos a conhecer as boas práticas do trabalho realizado nesta matéria, e reconhecido pelas entidades que tutelam a Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD) e expormos as dificuldades e necessidades na intervenção com as pessoas acolhidas na Casa de Abrigo, particularmente fragilizadas pelas situações de violência a que foram expostas e a necessitar de proteção, suporte e apoio diferenciado a vários níveis.
A violência doméstica continua a ser uma problemática com grande relevância no nosso território, causando vítimas diretas e indiretas, algumas mortais, quase diariamente. A Cáritas Diocesana de Aveiro assume-se como entidade de primeira linha na proteção e apoio às pessoas que sofrem deste flagelo.
Pese embora todos os avanços efetuados no combate à violência contra as mulheres e violência doméstica, há ainda um longo caminho pela frente. Agradecemos à Sra. Secretária de Estado esta visita e todo o trabalho que tem vindo a desenvolver no sentido de melhorar o apoio prestado às vítimas, contribuindo para uma verdadeira igualdade no apoio a todos os cidadãos e cidadãs.
Aveiro, 17 de janeiro de 2022