Porque… “Calar Dói Mais”
Para assinalar o Dia dos Namorados, a Cáritas – Núcleo de Atendimento a Vitimas de Violência Doméstica do distrito de Aveiro, convidou mulheres e homens, crianças e jovens a estarem presentes no passado dia 14 de Fevereiro, pelas 13h, na Praça Joaquim Melo Freitas, em Aveiro. Esta campanha “Calar Dói MAIS” teve como objetivo principal, sensibilizar a comunidade em geral para o crime de violência doméstica.
Esta ação contou com a presença de cerca de 50 pessoas, entre as quais, alguns utentes da Cáritas Diocesana de Aveiro, agentes da PSP de Aveiro, GNR de Aveiro, utentes e técnicos/as do Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, técnicas da Rede de Intervenção na Violência Doméstica (RIVD) de Sever do Vouga, técnicas da Rede Local de Intervenção na Violência Doméstica (RLIVD) de Albergaria-a-Velha, técnicos/as oficiais de justiça do Tribunal de Aveiro e de outros/as técnicos/as da ação social do distrito de Aveiro.
Estamos em Fevereiro e em Portugal já morreram 9 mulheres e 1 criança de 2 anos de idade fruto da violência doméstica.
São diversas as cidades que nesse dia sairam à rua pela não-aceitação de uma sociedade onde se continuam a matar mulheres e crianças, onde as tentativas de feminicídio são diárias, onde todos os dias se ouvem estereótipos que potenciam uma cultura de violência.
Nos últimos anos cerca de 520 mulheres foram assassinadas em contexto de relações de intimidade. São centenas as crianças que ficam órfãos em Portugal fruto da violência doméstica.
“CALAR DÓI MAIS!”