Ponto de Situação da Campanha “Cáritas Ajuda Moçambique”
A Cáritas Portuguesa como resposta às cheias e à devastação causados pelo ciclone Idai, em 4 Províncias Moçambicanas, disponibilizou de imediato um donativo de 25 mil euros e criou a Campanha – “Cáritas Ajuda Moçambique”, que decorrerá entre 25 de março e 22 de abril e visa a recolha de recursos financeiros.
De acordo com as informações vindas da Cáritas Moçambicana, as principais necessidades das famílias afetadas são: alimentos, água, roupa, abrigo, utensílios de cozinha e de higiene.
A campanha “Cáritas Ajuda Moçambique” destina-se, para já, a apoiar entre 4.000 e 5.000 agregados familiares para a resposta imediata às primeiras necessidades, e está articulada com a Caritas Internationalis.
Por questões logísticas o apoio deve ser efetuado através de apoio monetário que permita a aquisição localmente ou regionalmente dos bens de primeira necessidade.
Foi já disponibilizada à Cáritas de Moçambique a seguinte verba: (25 mil euros – Fundo de Emergências Internacionais) e 36.300 euros (donativos da população). Com este valor a Cáritas Moçambicana já adquiriu localmente 2 mil kits de alimentação e 4 mil kits de higiene e saúde (sabão e redes mosquiteiras).
“Cáritas Ajuda Moçambique”
– IBAN – PT50 003300000109004015012
– Através do Multibanco com a Entidade/Referência “22222” e em Transferências – Ser Solidário” e por MB Way 911 597 284
A Cáritas agradece a generosidade do Povo Português e apela à continuação do apoio solidário aos nossos irmãos moçambicanos a atravessar momentos bastante difíceis.