Quando as Necessidades Mobilizam Sinergias
O Grupo Cáritas da Paróquia de Calvão há anos que existe. Embora com alguma atividade, cooperando fundamentalmente com a vertente assistencial do Centro Social Paroquial de Calvão, foi recentemente renovado, alargando o número dos seus elementos e adquirindo uma dinâmica de maior proximidade em relação às pessoas com problemas inadiáveis.
Embora não seja nova a ação do grupo através do seu “banco de roupa”, há poucos meses, com o previsível regresso a Portugal de muitas pessoas emigrantes na Venezuela – não só de Calvão como das localidades vizinhas – resolveram sensibilizar a Paróquia, Junta de Freguesia e outras pessoas, mesmo de outros concelhos, para a recolha de roupa e agasalhos destinados aos que regressam quase sem nada.
Em boa hora, contataram a Junta de Freguesia para lhes arranjar instalações adequadas de forma a poderem guardar e disponibilizar as roupas a quem delas necessitarem.
Como as instalações do edifício escolar de Cabecinhas, estavam sem utilidade, pois foi recentemente desativado da função para que foi construído, a Junta de Freguesia disponibilizou uma ampla sala e adequada ao que se pretendia.
A instalação do “ banco de roupa”, a sua organização e apresentação das roupas por faixas etárias e o cuidado das mesmas, levou a que os elementos do grupo trabalhassem imenso até à abertura do “banco”.
Sempre em colaboração, e com o apoio do Centro Social paroquial de Calvão, e de acordo com os responsáveis da paróquia e do presidente da Cáritas diocesana, conseguiram abrir as suas portas em Dezembro passado.
Desde então para cá, equipas de 3 elementos do grupo, têm vindo a atender e a disponibilizar a quem lá se dirige, seja da paróquia de Calvão ou de outras do nosso Arciprestado, as roupas a quem as solicite.
São sobretudo pessoas regressadas da Venezuela que vêm apenas com roupa de verão, nada adequada aos meses frios que estamos a passar.
O “banco” funciona às quintas-feiras das 15 às 17 horas e aos sábados das 9 às 11 horas.
Estão de parabéns os elementos do grupo Cáritas Paroquial, a Paróquia de Calvão, a Junta de Freguesia de Calvão e todos aqueles que ajudaram a tornar possível esta forma de assistência imediata aos mais carenciados.
Que o Senhor Jesus os continue a inspirar e a olhar o próximo com amor, como Ele próprio olhava e nos exemplificou.
Diácono Manuel Carvalhais