DIA INTERNACIONAL PARA A ELIMINAÇÃO DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES – 25 DE NOVEMBRO
A Cáritas Diocesana de Aveiro- Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Aveiro (N.A.V.V.D.), no âmbito da Campanha “16 Dias de Ativismo contra a Violência de Género” promovida pela UMAR, dinamizou uma atividade inserida no âmbito dos Grupos de Ajuda Mútua de Mulheres Vítimas de Violência Doméstica (G.A.M.), que consistiu na realização de um cartaz pelas utentes, com mensagens alusivas à igualdade de género e a comportamentos não violentos/abusivos contra as mulheres. Um dos objetivos visava difundir este cartaz pelas redes sociais, através da comunicação social e afixá-lo em locais estratégicos, no período compreendido entre o dia 24 de Novembro e 10 de Dezembro de 2017.
Para além desta atividade, a Cáritas de Aveiro – N.A.V.V.D. colaborou em eventos dinamizados no distrito, inseridos nas redes de intervenção da Violência Doméstica de alguns concelhos, entre as quais a Rede Local de Intervenção de Violência Doméstica de Albergaria a Velha (RLIVD) com a atividade “Corrida e Caminhada Pelo Fim da Violência Doméstica” (25 de Novembro de 2017), e uma ação dinamizada pela C.P.C.J. de Albergaria dirigida às mulheres, na qual foram distribuídos, nas pastelarias, cafés, supermercados do concelho, pequenos cartões alusivos aos direitos da Criança, e frases utilizadas pelos alegados agressores, com uma mensagem que contraria a frase violenta.
Colaborou também na R.I.V.D. (Rede de Intervenção de Violência Doméstica) de Sever do Vouga, que dinamizou um Congresso com o Tema: “Agressores” (24 de Novembro de 2017).
O N.A.V.V.D. participou ainda nas IV Jornadas do Internato Médico da Bairrada e II Encontro de Recém-Especialistas, sob o lema “Prevenir para não remediar”, no dia 24 de Novembro de 2017 e no I Encontro: “Violência Doméstica e de Géneros – perspetivas e caminhos”, em Oliveira de Azeméis.
Deixar uma resposta