Dia Internacional Para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres – 25 de novembro
Um pouco de história….
A data de 25 de novembro de 1960 ficou conhecida mundialmente por conta do maior ato de violência cometida contra mulheres. As irmãs Dominicanas Pátria, Minerva, e Maria Teresa, conhecidas como “Las Mariposas”, que lutavam por soluções para problemas sociais de seu país foram perseguidas, diversas vezes presas, até serem brutalmente assassinadas.
A partir desse acontecimento, 25 de novembro, passa a ser uma data de grande importância, principalmente para aquelas que sofrem ou já sofreram violência.
Em 1999, a Assembleia-Geral das Nações Unidas declarou-o como Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
Assinalar do dia….
Para assinalar este dia, o Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Aveiro, em colaboração com o Centro Social e Paroquial da Vera Cruz, promoveu através do Diário de Aveiro, um ciclo de entrevistas na semana de 24 a 30 de Novembro, alusivas à temática. Divulga simultaneamente através do facebook de ambas as entidades organizadoras e do Diário de Aveiro um cartaz realizado por um grupo de Mulheres.
O NAVVD irá participar ainda nalgumas iniciativas da comunidade alusivas a este dia:
- Dia 25 de Novembro: participação em entrevista na Rádio Terranova de Aveiro
- Dia 26 de Novembro : ação de sensibilização para jovens no Colégio de Bustos;
- Dia 27 de Novembro: ação de sensibilização para médicos/enfermeiros e outros profissionais, na Rede de Intervenção de Violência Doméstica de Sever do Vouga.
Violência Doméstica no distrito de Aveiro
O Núcleo de Atendimento a Vitimas de Violência Doméstica do Distrito de Aveiro, atendeu de 1 de Janeiro a 31 de Outubro de 2014, 160 vítimas e realizou 929 atendimentos.
A maioria destas situações referem-se a mulheres, casadas e/ou a viver em união de facto, trabalham e encontram-se na faixa etária dos 35-44 anos.
O cenário da violência doméstica continua a ser preocupante no nosso distrito pela recorrência de situações com um risco e uma perigosidade cada vez mais elevados.
Deixar uma resposta