Brincando e aprendendo no Dia Internacional da Língua Materna
O Dia Internacional da Língua Materna comemorou-se a 21 de Fevereiro e o EntreSendas – E5G assinalou esta data.
Junto dos participantes do projeto, nos diferentes bairros, começou-se por explicar em que consistia esta data e qual a sua importância. Propôs-se então a construção de um pequeno “dicionário”, em que constariam algumas expressões usadas no dia-a-dia por estas comunidades e o respetivo significado na nossa Língua Materna, o Português. Foi com satisfação que os participantes do EntreSendas-E5G deram o seu contributo nesta iniciativa, referindo-se que se contou também com a participação dos mais velhos que reúnem um maior conhecimento. Alguns participantes, referem que estas expressões são oriundas do Galego e chegam mesmo a caracterizar alguns dos bairros da comunidade com quem o projeto trabalha.
Na sexta-feira passada, dia 21, após esta recolha de vocábulos e expressões, realizou-se uma atividade com crianças e jovens que pretendeu celebrar este dia, com o grande objetivo de salientar a importância da nossa língua, o Português, na comunicação com os outros e no dia-a-dia (por exemplo, na escola com as aprendizagens que realizam). Foi com um jogo de mímica que se marcou o dia, em que um a um imitava a palavra escolhida pertencente ao “dicionário” para os restantes participam).
Num ambiente de boa disposição e satisfação, todos quiseram fazer uma imitação, dando novas sugestões de palavras para o pequeno “dicionário”; este ainda por terminar em termos gráficos e de compilação de mais informação em futuras atividades do EntreSendas-E5G.
Deixar uma resposta