Seminário Vidas (des)construídas
A Cáritas Diocesana de Aveiro – Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica do Distrito de Aveiro, Projeto Generus e Projeto Âncora, promoveu o Seminário Vidas (Des)Construídas, no dia 22 de Fevereiro, no Hotel Meliã Ria – Aveiro, de forma a assinalar o Dia Europeu da Vítima de Crime.
O Seminário Vidas (Des)Construídas contou com a presença do Dr. Manuel Albano (Diretor de Serviços da Delegação Norte da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género), Dr. Santos Sousa (Diretor do Centro Distrital de Aveiro do ISS, I.P.), e do Presidente da Cáritas Diocesana de Aveiro, que congratularam a intervenção do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica, Projeto Generus e Projeto Âncora, assim como, os respetivos resultados obtidos na área ao nível da prevenção e atendimentos realizados, parte integrante do campo de atuação da Cáritas.
Na sequência da abertura do Seminário, seguiram-se as intervenções dos conferencistas: Dr. Jorge Fraga (Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais), mais ligado à aplicação no terreno do Programa para Agressores de Violência Doméstica e o Inspetor Chefe António Medina (Policia Judiciária de Aveiro), no âmbito do Homicídio e Suicídio nas Relações de Intimidade, painel moderado pela Dra. Maria José Bandeira, coordenadora da Comarca do Baixo Vouga (Procuradora – Geral Adjunta).
De forma a complementar e solidificar conhecimentos, o painel da tarde, contou com a presença de peritos de diferentes áreas, que dinamizaram Worshops distintos: Intervenção com Agressores de Violência Doméstica, com o Professor Doutor Rui Abrunhosa Gonçalves; Intervenção com Vítimas de Violência Doméstica – GAM: Grupos de Ajuda Mútua, com a Professora Doutora Marlene Matos; Violência Vicariante – Conhecer para Intervir, com a Professora Doutora Ana Sani e o Worshop direcionado para o Tráfico de Seres Humanos para fins de exploração sexual, com a Dra. Marta Pereira da Associação para o Planeamento da Família.
O encerramento do evento ficou marcado pela participação dinâmica e original do Projeto “(O)Usar & Ser Laço Branco”, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, que brindou o público presente com uma atividade no âmbito do Teatro Fórum, focando a temática da violência no namoro.
Deixar uma resposta