Projeto EntreSendas
No seguimento de anteriores projetos de intervenção comunitária junto das comunidades ciganas de Ervideiros (Senda Gitana, Novas Sendas e MultiSendas), a Cáritas Diocesana de Aveiro apresentou mais uma candidatura, no âmbito do Programa Escolhas, programa financiador do anterior projeto MultiSendas. Com a aprovação desta candidatura surge a possibilidade de continuidade do trabalho junto de crianças e jovens a frequentar a escola, jovens que abandonaram a escola e seus pais, cuidadores e restantes familiares, com o projeto EntreSendas.
O trabalho do EntreSendas centrar-se-á nas comunidades ciganas de Ervideiros, que se distribuem por 3 bairros/acampamentos, pertencentes à freguesia de Esgueira, onde residem 134 pessoas, num conjunto de 33 agregados.
Participantes diretos: crianças e jovens dos 6 aos 24 anos
Participantes indiretos: familiares das crianças e jovens, comunidade escolar, agentes sociais.
Integram o consórcio do projeto EntreSendas:
- Cáritas Diocesana de Aveiro (entidade promotora e gestora)
- Agrupamento de Centros de Saúde Baixo Vouga II – Unidade de Saúde Pública;
- Agrupamento de Escolas de Esgueira;
- Câmara Municipal de Aveiro;
- Comissão de Proteção de Crianças e Jovens;
- Fundação CESDA.
Com o importante envolvimento destes parceiros de consórcio e da população das comunidades ciganas de Ervideiros, foi possível desenhar uma intervenção que dê resposta aos problemas sentidos:
- Representação cultural negativa da escola das comunidades ciganas de Ervideiros (desvalorização do papel da instituição escola na construção dos indivíduos e do seu projeto de vida);
- Insucesso e exclusão escolar das crianças e jovens das comunidades ciganas de Ervideiros;
- Absentismo e abandono escolar precoce das crianças e jovens;
- Descapacitação social das pessoas;
- Analfabetismo e baixas qualificações escolares;
- Crianças e jovens em situação de risco;
- Eminente processo de exclusão social das comunidades.
O projeto EntreSendas tem como objetivo geral dotar as comunidades ciganas de Ervideiros de competências pessoais, sociais, escolares e/ou profissionais que permitam a sua inserção social, através da promoção do sucesso escolar, prevenção do absentismo e abandono precoce da escola por parte das crianças e jovens, bem como a inserção profissional e aquisição de competências formativas e empreendedoras de jovens e adultos, num contexto de interculturalidade e de desenvolvimento da consciência e pertença cívica.
Com a lógica de um trabalho em rede com os diversos parceiros e um trabalho integrado com os vários públicos, desenvolver-se-ão:
Com crianças e jovens, aquando o período letivo:
- Acompanhamento psico-educativo de crianças e jovens a frequentar o 1º,2º e 3ºciclos
- Acompanhamento vocacional de crianças e jovens a frequentar o 1º,2º e 3ºciclos;
- Dinamização de espaços nas escolas (Espaço do aluno na escola Aires Barbosa e Intervalo ativo na escola Quinta do Simão)
- Espaço TIC no projeto;
- Crescer feliz (em colaboração com o Centro de Saúde de Aveiro, na escola Quinta do Simão);
- Mini-empreendedores;
- Atividades de férias – Apoio escolar, atividades lúdico-pedagógicas, jovens em movimento, atividades desportivas, musicais, visitas a organizações da comunidade, atividades de desenvolvimento de competências empreendedoras, ações com forças de segurança, atividades interculturais e inter-geracionais.
Atividades com jovens que abandonaram a escola:
- Oficinas de competências e saberes profissionais;
- Alfabetização;
- Encaminhamento de jovens;
- Jovens em movimento;
- Ateliers de arte e cultura;
- Ateliers de desenvolvimento de competências profissionais e empreendedoras.
Com os pais:
- Mediação;
- Acompanhamento psicossocial às famílias;
- Momentos da família;
- Aventuras em família nas férias.
Com agentes sociais e comunidade educativa:
- Encontros
Deixar uma resposta